O que é hipnose?
Hipnose é um método utilizado para induzir um estado alterado de atenção ou de elevada consciência, também conhecido como estado de “transe”. Este é um estado natural de relaxamento no qual você pode utilizar a imaginação e responder a sugestões positivas de uma maneira criativa e produtiva.
O estado de transe é, na verdade, um fenômeno natural: às vezes ocorre de forma espontânea quando a pessoa se encontra totalmente mergulhada no que estiver fazendo. Um bom exemplo disso é quando você se vê “sonhando acordado” ou ao se envolver em uma atividade prazerosa e perder a noção do tempo (por exemplo, ao praticar um hobby, assistir a um filme que te prenda a atenção ou durante uma caminhada relaxante).
Hipnose não é o mesmo que dormir. Não é uma anestesia. Você não “apaga” e você não fica inconsciente enquanto em estado hipnótico. Você não perde o controle da sua mente e dos seus sentimentos. Você não irá fazer algo que normalmente não faria. Na verdade, o seu auto-controle talvez se fortaleça com a hipnose. Hipnose não é uma cura milagrosa onde você não se responsabiliza e participa da mudança positiva. A hipnose é uma maneira de acessar suas potencialidades internas para alcançar algo intrinsicamente benéfico para você. A maior parte das pessoas descreve a hipnose como algo muito agradável.
A hipnose pode te ajudar a lidar com diversas inquietação, como por exemplo:
-
Ansiedade
-
Medos
-
Desconfiança excessiva
-
Dores crônicas
-
Dificuldades para dormir
-
Estresse
-
Falta de motivação
A hipnose Ericksoniana recebe este nome em homenagem a Milton Erickson, criador de um processo hipnótico suave que busca despertar todo o potencial de autocura do indivíduo.